Visto Dourado: o que é?

 visto dourado portugal
O que é o Visto Dourado? Trata-se de uma autorização de residência para investimento destinada a cidadãos de fora da União Europeia.

Visto Gold, Golden Visa e ARI – Autorização de Residência para Investimento são as outras formas possíveis para designar o Visto Dourado. Lançado em outubro de 2012, o programa tem como principal objetivo atrair investimento para Portugal e, consequentemente, criar emprego.

Em que consiste o Visto Dourado?

É uma autorização de entrada e permanência em território português, durante um período inicial mínimo de 5 anos, desde que a finalidade seja investir no país.

Quem pode pedir o Visto Dourado?

Esta autorização de residência destina-se apenas a cidadãos residentes fora da União Europeia ou do espaço Schengen.

Critérios para concessão do visto

Além da origem, o cidadão estrangeiro que pretenda investir em Portugal usufruindo deste Visto Dourado deve enquadrar-se numa das seguintes situações:

  • Transferência de capitais no valor mínimo de um milhão de euros;
  • Criação de dez postos de trabalho;
  • Aquisição de imóveis no valor de, pelo menos, 500 mil euros.

 

Quanto custa?

Assim que é feito o pedido, o candidato ao Visto Dourado paga 500,00 euros para que o processo seja analisado. Caso seja deferido, isto é, se a resposta for positiva, terá a pagar uma taxa de 5000,00 euros.

Outros benefícios do Visto Dourado

Além de poderem entrar e residir em Portugal para aqui investirem, os titulares do Visto Gold poderão, mais tarde, requerer uma autorização de residência permanente e até a nacionalidade portuguesa.

Fonte: economias.pt